Quando o assunto é o cuidado com os veículos, a plataforma de manutenção de frotas traz muitas vantagens, por isso nesse post te contaremos tudo o que você precisa saber.
Os gestores de frotas têm várias preocupações na cabeça, mas a manutenção dos veículos é uma das suas prioridades. Como já comentamos nos posts anteriores, essa prioridade tem algumas razões principais.
Em primeiro lugar, a segurança tanto dos motoristas quanto de terceiros e dos veículos é um dos desafios mais importantes na hora de gerenciar uma frota. Reduzir ao mínimo a taxa de sinistros das frotas é provavelmente a principal preocupação das companhias que contam com um parque de frotas de veículos.
Uma plataforma de manutenção, nesse sentido, é chave, já que garante que os veículos estejam em condições de sair para a estrada e que o motorista conte com as condições de trabalho necessárias para poder realizar sua tarefa da melhor maneira.
Em segundo lugar, gerenciar corretamente a manutenção das frotas é uma questão de negócios. Tanto através da manutenção preventiva quanto da corretiva, o gestor de frotas permite que a operação da empresa funcione da melhor maneira. Assim, aumenta a produtividade e evita-se que os veículos estejam parados o menor tempo possível e da maneira mais organizada.
Gestão automatizada da manutenção preventiva
Como o gestor de frotas pode otimizar a manutenção para poder melhorar o rendimento dos veículos da empresa?
A resposta chega através da tecnologia. Atualmente, as plataformas de gestão de frotas contam com ferramentas que atribuem um plano de manutenção preventiva para cada veículo. Assim, é possível organizar a gestão de forma automática e diferenciar por marca e modelo cada um dos componentes da frota que está passando pela manutenção periódica necessária.
Nessa linha, por exemplo, as plataformas de gestão de frotas organizam os trâmites relativos a troca de óleo e filtros. Assim, o gestor pode ter informações acessíveis sobre o momento em que realizou a troca e organizar o próximo serviço.
As plataformas também contam com funções que permitem controlar o hodômetro de cada veículo (mediante um GPS instalado) o qual oferece ao gestor informações para conhecer o momento exato em que um serviço preventivo ou um rodízio de pneus são necessários.
“A Manutenção É Chave Já Que Garante Que Os Veículos Estejam Em Condições De Sair Para A Estrada E Que O Motorista Conte Com As Condições De Trabalho Necessárias Para Poder Realizar Sua Tarefa Da Melhor Maneira”.
O aliado do gestor de frotas
Entre as funcionalidades oferecidas, a plataforma permite gerenciar a manutenção de maneira totalmente automatizada. Assim, no momento em que o veículo está sendo revisado, o sistema cria um ticket com uma ordem de serviço que é enviada às oficinas de referência da empresa.
Depois, o gestor recebe um ou mais orçamentos e escolhe o mais conveniente. Os sistemas de gestão contam com ferramentas que permitem controlar os orçamentos, aprovar ou pedir novos orçamentos. Também existe a possibilidade de configurar aprovações automáticas com preços e montantes máximos fechados com antecedência com os fornecedores.
Poupança significativa
Por último, as plataformas possuem integrações com os sistemas de faturamento para poder agilizar o processo de emissão de notas fiscais. A plataforma consolida as informações sobre os elementos faturados e solicita aos fornecedores a documentação necessária para poder realizar o controle contábil do trabalho realizado.
Dessa maneira, é gerada uma poupança significativa nos serviços, tanto através da melhora nos custos quanto nos tempos de serviço. Além do mais, ao estar o fluxo de manutenção mais organizado, os veículos têm mais tempo disponível para trabalhar.
Se esta informação sobre a importância de gerenciar a manutenção de maneira automatizada foi interessante, também convidamos você a entrar em contato conosco para obter uma demo e começar a economizar na gestão de sua frota.