Manutenção e controle de frotas

Manutenção e controle de frotas

Todo gestor deve entender as chaves para a manutenção e o controle de frotas para resolver os pontos de dor de sua empresa.

Conhecer os problemas com os quais lidamos deve ser sempre o ponto de partida para otimizar o desempenho de uma frota. Embora possamos generalizar e dizer que todas as frotas podem ter pontos em comum, é verdade que elas enfrentam problemas parecidos, mas que não acontecem do mesmo modo.

Os veículos passam mais tempo na oficina do que na estrada? Tenho um gasto exagerado em combustível ou pago em infrações? Meus funcionários perdem muito tempo em tarefas rotineiras? Nessa publicação, propomos a você aprender sobre gestão e manutenção de frotas, um dos pontos de dor mais frequentes. Um controle de frotas realizado com as ferramentas tecnológicas apropriadas é capaz de detectar essa dificuldade e proporcionar uma solução.

Principais problemas das frotas

Antes de mais nada, vamos esclarecer o que entendemos por pontos de dor. Trata-se de problemas que comumente afetam a frota, e, consequentemente, as empresas para quem trabalham, que não conseguem o serviço desejado. 

Todos esses pontos de dor poderiam ser resolvidos se a frota contasse com os recursos adequados. A gestão de frota é um dos mais importantes, mas não o único. Tem outros como, por exemplo, o registro dos trabalhos, a gestão com oficinas, as infrações, o combustível e o acompanhamento da frota.

Os chefes de frota mais experientes percebem quando eles têm um desses problemas e sabem que sua resolução é prioritária para a saúde de seu negócio. Além disso, a solução está ao alcance da mão graças à tecnologia, mas não vamos nos adiantar.

A Gestão Da Frota Vista Como Um Todo Implica Contar Com Uma Ordem E Uma Administração Do Parque Veicular

A gestão de frotas como ponto de dor

Administrar uma frota é um processo complexo. Existem muitos assuntos a serem monitorados e controlados. Por isso, com frequência, a primeira pergunta que um gestor deve responder é: por onde começar?

A gestão da frota vista como um todo implica contar com uma ordem e uma administração do parque veicular. Contar com informações atualizadas de cada unidade que sejam de fácil acesso simplifica muito a gestão e a manutenção preventiva. Trata-se de uma tarefa muito complicada para ser feita de forma manual, especialmente para frotas grandes e com variedade de modelos e marcas.

Não contar com um sistema de alerta para a execução de serviços de manutenção é arriscado. Os veículos podem quebrar constantemente e provocar mais custos dos previstos em um orçamento já estipulado.

Benefícios de uma plataforma de gestão

Com a implementação de uma plataforma especializada, realizar o acompanhamento das datas em que cada unidade deve fazer sua visita de rotina à oficina é muito mais simples. Os alertas gerados pelo sistema são um lembrete infalível que evita esquecimentos ou erros humanos na manutenção preventiva.

O papel da plataforma é chave para melhorar a gestão. Com a automaçao da manutenção preventiva, o risco de um veículo sofrer avarias se reduz de forma considerável. Tem mais poupanças ao ser reduzido o gasto com manutenções corretivas e os motoristas podem trabalhar mais seguros ao dirigirem um veículo em perfeitas condições mecânicas.

Segundo dados de nossa própria base de clientes, com a plataforma da VEC Fleet a disponibilidade aumenta em 15 por cento. Ao mesmo tempo, a manutenção diminui em 10 por cento. Como resultado final, a frota passa mais tempo na estrada e menos na oficina. Conta com todas as unidades disponíveis e pode cumprir com todos os trabalhos para seus clientes. 

Por isso, recomendamos começar a obter os benefícios de uma plataforma de gestão o quanto antes. Você conseguirá uma maior eficiência nas operações e um aumento expressivo na produtividade geral.

Solicite uma demo grátis

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp