Um dos principais problemas para um gestor de frotas é controlar os gastos. Por isso, neste post, trazemos 3 dicas para melhorar a gestão de combustível.
O controle dos gastos é uma das variáveis-chave mais importantes para realizar um controle dos gastos operacionais. Por isso, os gestores dedicam seus esforços, muitas vezes, em selecionar veículos que ofereçam tecnologias de baixo consumo de combustível ou em otimizar as medidas de redução de peso para poder ser mais eficientes no gasto por quilômetro tomando parâmetros de velocidade e consumo.
O gasto em combustível também depende do preço do litro de combustível, cujo valor é muito sensível à variação do preço do petróleo, um commodity que atua sob as leis da oferta e da demanda.
Volatilidade de preços
Nesse sentido, os preços mais altos do combustível com frequência provocam reavaliações quanto às estratégias de aquisição de frotas, o tamanho correto das unidades, o tempo em que devem prestar serviço e os tipos de veículos que devem operar.
Então, o gerente de frotas é obrigado a ser um equilibrista que ajusta e calibra variáveis quase de forma permanente. No entanto, existem recomendações que podem ajudá-lo a realizar uma gestão de combustível mais eficiente. Apresentamos, a seguir, 3 dicas:
-
Manutenção programada
A Manutenção regular da frota não apenas alonga sua vida útil, mas também afeta a eficiência do combustível.
Por essa razão, é importante que o gestor supervise o cumprimento das tarefas de revisão dos pneumáticos e que a pressão seja mantida no nível correto. Quando a pressão dos pneumáticos fica abaixo de 40% do nível recomendado, o consumo de combustível aumenta em 8%.
A regra geral é verificar a pressão dos pneus mensalmente e trocar os filtros de ar a cada 20.000 quilômetros.
“O Item Combustível É, Talvez, Uma Das Variáveis-Chave Mais Importantes Para Realizar Um Controle Dos Gastos Operacionais De Uma Frota”
-
Controle de combustível
É importante que o gestor conte com opções para potencializar o valor dos dados da frota. Especificamente, a respeito do assunto do combustível é útil contar com uma plataforma de gestão que possa ser integrada com os sistemas de cartões de combustível dos postos de gasolina.
Dessa maneira, é facilitado o acesso à informação centralizada em um só lugar sobre: o registro das compras de gasolina, o controle dos gastos, a medição do rendimento do combustível por veículo e a identificação automática de desvios e fraudes.
Cabe esclarecer que os cartões de combustível servem para administrar o gasto em combustível de forma mais eficiente, mas não para evitar enganos ou manobras. Isso só pode ser descoberto ao cruzar os dados de cada abastecimento com outras variáveis, como o geoposicionamento dos veículos e o tamanho de seus tanques. A plataforma é vital para esta tarefa.
-
Carga de peso reduzida
O chefe deseja que seus motoristas estejam preparados para qualquer coisa enquanto estiverem na estrada. Para evitar qualquer inconveniente, é recomendável limitar a carga transportada estritamente ao necessário. Às vezes, o veículo não possui mais partes que possam ser retiradas para reduzir o peso total, mas sempre pode ser feita mais alguma coisa para aliviar a carga.
Além disso, quando é carregada mercadoria no teto, aumenta a resistência aerodinâmica, o que reduz a eficiência do combustível. Portanto, é recomendável retirar o contêiner de carga externo quando não for necessário.
Assim, com essas dicas para o controle do combustível de sua frota, só resta contar com uma plataforma para simplificar sua implementação. Por isso, recomendamos combinar essas práticas com a implementação de um sistema de gestão de frotas para poder conseguir os melhores resultados em termos de gestão de combustível.