Convidamos você a conhecer os motivos pelos quais é cada vez mais importante focar na manutenção de frota no Brasil hoje em sua modalidade preventiva em vez de utilizar a modalidade corretiva.
No nosso país, a ausência de mão de obra nas oficinas está se transformando num problema. Os profissionais mais capacitados normalmente escasseiam nos últimos tempos no Brasil, por quê? Os mecânicos:
- procuram melhores oportunidades de trabalho no exterior,
- conseguem melhores salários,
- percebem que fora eles têm mais possibilidades de progredirem e serem promovidos mais rápido.
Por tais motivos, os profissionais estão indo para outros países e cada vez menos ficam no Brasil. Essa situação representa um problema grave para a gestão e o controle da frota.
A solução da manutenção preventiva
Uma oficina confiável é uma aliada inestimável em cada ocasião em que for necessário consertar um veículo. Se cada vez tem menos profissionais de excelência, é mais difícil encontrar as soluções de que precisamos.
Então, o que fazer diante desse problema?
- Rogar que o número de avarias seja o menor possível…
- Ou focar nos planos de manutenção preventiva.
Não duvide. Os responsáveis pelas frotas dedicam cada vez mais tempo e recursos para garantir que os veículos sejam revisados com um módulo preventivo porque conhecem suas vantagens.
Alertas e avisos para visitar a oficina
Para evitar que um veículo quebre, ele deve ser revisado no tempo e forma devidos. Cabe esclarecer que uma visita preventiva à oficina não elimina em forma absoluta o risco de avarias, mas, com certeza, podemos afirmar que o risco é reduzido de forma substancial.
Alguns aspectos a serem controlados de forma preventiva são:
- a pressão dos pneumáticos e seu desgaste.
- o estado das luzes e dos freios.
- os níveis de azeite e água.
- o sistema de arranque.
É essencial estabelecer uma rotina programada, a qual é diferente para cada veículo. Não é a mesma coisa um caminhão do que um carro ou uma van. Cada veículo possui aspectos específicos a serem avaliados. Sugerimos revisar e analisar as recomendações das diferentes marcas. Assim, a programação da manutenção poderá ser definida com maior precisão.
Ora, a gestão diária é complexa e não é nada fácil manter um registro pormenorizado das datas em que cada unidade deve realizar a revisão. Isso acontece não apenas com as frotas grandes, mas também com as frotas menores. Tem tantas questões a serem controladas que é comum esquecer as datas de manutenção preventiva.
Por isso, é frequente que um veículo não seja levado à oficina no momento adequado e que continue circulando normalmente. Aí é quando aumentam as chances de ocorrer uma avaria mais grave que:
- seja mais custosa que uma manutenção preventiva.
- obrigue o veículo a permanecer mais tempo na oficina.
- Prejudique as operações diárias e gere mal-estar nos clientes.
Software de gestão
A melhor forma de garantir o cumprimento do cronograma de manutenção preventiva pelo pessoal envolvido na administração e no controle de uma frota é através da implementação de tecnologia especializada.
O software de gestão simplifica a manutenção preventiva. Permite automatizar tarefas e criar alertas para não esquecer nem passar batido o momento de levar cada veículo até a oficina.
Por exemplo, ele pode gerar de forma automática o pedido de revisão segundo o plano de manutenção de cada veículo. Assim, limita-se o risco de alguma unidade não visitar a oficina quando corresponder só porque alguém esqueceu.
Com o módulo preventivo do software de gestão especializado, o controle e a manutenção de uma frota são mais eficientes. Não deixe de aproveitar os benefícios da tecnologia para melhorar a gestão e reduzir os custos.