A análise dos dados de cada unidade permite gerenciar e revisar proativamente 4 métricas que ilustram as necessidades da sua frota para reduzir o tempo ocioso.
Para isso, o trabalho de coleta de informações é essencial. Quanto mais dados, mais fácil será determinar as causas dos gastos desnecessários ou problemas que atrapalham a produtividade da sua frota.
O problema que muitos chefes no Brasil têm é que eles não têm maneiras eficientes de acessar os dados. Nesse contexto, muitos estão recorrendo ao software de gestão para acompanhar e acessar relatórios fáceis de ler sobre as principais métricas acerca das necessidades da sua frota, que vão da operação geral até o desempenho individual do veículo.
Uma frota produtiva é uma frota lucrativa
Qual é a principal ameaça à produtividade da sua frota? Tempo ocioso do veículo. Não nos iludamos: este é um problema que não pode ser totalmente eliminado. No entanto, é possível reduzi-lo consideravelmente. Como? A partir do monitoramento de determinadas métricas, que podem fornecer informações para reduzir despesas e melhorar a produtividade.
1- Utilização de ativos
Para reduzir custos, é essencial maximizar a vida útil dos ativos. Ao medir seu nível de utilização, você pode determinar quais estão trabalhando demais e tomar algumas decisões. Por exemplo:
- Reduzir o volume de tarefas ou escolher rotas de menor quilometragem
- Aumentar as manutenções preventivas, levando em conta que -por terem uma sobrecarga de trabalho- são veículos com maiores chances de quebrar.
- Equilibrar o uso de diferentes unidades.
Esta última é a melhor opção, pois permite que o ciclo de vida de cada veículo seja mais previsível e reduz o tempo ocioso. O acompanhamento dos dados de uso pode ser realizado mediante várias fontes, como leituras do hodômetro e consumo de combustível.
2- Custo por quilômetro
A medição do custo por quilômetro serve para definir o melhor momento para substituir uma unidade. Se essa decisão não for tomada a tempo, um veículo pode se tornar um problema caro. A vida útil de qualquer unidade é limitada e não pode ser estendida, quaisquer que sejam as necessidades da sua frota.
Essa métrica permite identificar o momento exato em que não faz mais sentido continuar usando um veículo do ponto de vista financeiro. Esse acompanhamento pode ser feito a partir de:
- Comparação entre unidades semelhantes.
- Consumo de combustível.
- Manutenção ao longo do tempo.
Saber quando substituir um veículo ajuda a reduzir o custo de manutenção e os consertos, diminuir o tempo ocioso e melhorar o retorno do investimento.
3- Manutenção preventiva
O cumprimento rigoroso da manutenção preventiva é fundamental para:
- Aumentar a vida útil dos ativos.
- Reduzir os gastos com consertos.
- Minimize o tempo ocioso não programado.
É por isso que é importante medir a taxa de conformidade de manutenção e garantir que isso seja feito no prazo em toda a sua frota. Dessa forma, o risco de consertos imprevistos é muito menor e o tempo ocioso dos ativos pode ser planejado com muito mais antecedência.
Com uma plataforma de gestão é possível configurar lembretes de manutenção preventiva de forma automatizada e assim simplificar a passagem de veículos pela oficina e evitar esquecimentos ou erros.
4- Hora de consertar
A principal causa do tempo ocioso é o conserto de uma unidade. Independentemente de ser um serviço programado ou não, o tempo que um veículo passa em uma oficina pode ser prolongado por fatores como:
- Excesso de volume de trabalho.
- Falta de disponibilidade de peças de reposição.
- Mão de obra escassa.
Em outras palavras, essas são questões alheias ao controle de um chefe de frotas. Não há outra solução a não ser esperar que o fornecedor complete o conserto. Enquanto isso, as operações e o serviço da frota devem continuar.
Ao cronometrar a duração dos consertos, é possível:
- Reduzir a inatividade de um veículo.
- Detectar ineficiências na oficina.
- Identificar gargalos.
- Determinar se alguns serviços podem ser executados internamente.
O acompanhamento da duração dos consertos pode ser feito revisando ordens de serviço, trabalhos concluídos e históricos de serviço.
Independentemente de como você escolhe realizar o acompanhamento, essas 4 métricas ajudarão qualquer gestor de frota a tirar o máximo proveito dos seus veículos e melhorar a produtividade da frota reduzindo o tempo ocioso.