Neste post vamos contar tudo o que você precisa saber para melhorar as operações com 10 dicas para fazer as inspeções da sua frota de veículos antes de uma viagem.
Segundo matéria publicada pelo jornalista André Biernath no portal de notícias da BBC em abril de 2022, três pessoas morrem a cada hora no Brasil. Isso mostra o impacto do problema em nosso país.
Se transferirmos essas informações para o número de frotas de veículos no Brasil, fica claro que é importante proteger a segurança tanto dos motoristas quanto dos veículos e da carga para garantir o bom funcionamento.
Assim, as inspeções pré-viagem podem ser a diferença entre uma gestão eficiente e o aumento do tempo de inatividade dos veículos, algo que todo gestor de frota no Brasil quer evitar.
Processo de inspeção
É importante identificar exatamente o que precisa ser verificado para que a inspeção seja o mais simples possível.
Agora, quando a maioria das pessoas pensa em um checklist de inspeção, elas basicamente imaginam uma lista em uma folha de papel. No entanto, o foco deve ser a tecnologia e como ela pode contribuir para tornar o procedimento mais eficiente.
Com a implementação do software de gestão de frotas, é possível economizar tempo e dinheiro agilizando o processo. Além disso, a inspeção é simplificada. Você poderá fazer verificações não só dos veículos, mas também dos responsáveis.
Formulário de inspeção online
O procedimento é semelhante. A diferença está no suporte. Em vez de preencher o formulário em papel, ele pode ser feito em um celular ou outro dispositivo conectado. Lá, você deve responder a um formulário que inclui todos os elementos para verificar antes de usar um veículo.
Então, a pergunta que se coloca é: Quais informações devem ser incluídas em uma lista de verificação de inspeção de frotas?
A lista é altamente personalizável e as plataformas de gestão de frotas permitem que a personalização seja levada a diferentes níveis. No entanto, entre os 10 elementos básicos que todo checklist de inspeção de frota deve conter estão:
- Tipo de veículo.
- Nome do motorista responsável.
- Documentação (seguros, cartões de combustível e certificações).
- Nível de óleo (por exemplo, se o nível de óleo estiver baixo antes do seu cronograma de manutenção preventiva, uma troca de óleo deve ser programada e o motor inspecionado).
- Hodômetro (para atualizar a quilometragem).
- Estado do interior do veículo (limpeza, funcionamento da buzina e dos freios).
- Nível de combustível (uma questão particularmente importante para evitar fraudes).
- Equipamento de emergência (cabos de jumper, estepe, macaco, chave inglesa, sinalizadores, triângulos refletivos, líquido refrigerante, óleo de motor, extintor de incêndio, kit de primeiros socorros, faca, caixa de ferramentas, lanterna, carregadores e água).
- Pneus (aspecto geral, desenho e se possuem algum tipo de dano).
- Bateria (montagem, terminais e cabos devem ser verificados antes de cada viagem, e sinais de corrosão ou quaisquer problemas de tensão/conexão devem ser relatados).
Simplifique as inspeções
O que você está esperando para implementar um software de gestão de frota de veículos?
Convidamos você a conhecer nossa plataforma. Você poderá simplificar a inspeção de cada veículo e acessar os múltiplos benefícios da digitalização deste processo chave para qualquer frota. Além disso, você terá a vantagem de usar formulários de amostra para adaptar de acordo com suas necessidades.
Nosso módulo de checlist e inspeções permite revisar todos os elementos mais importantes de um veículo. Ele também irá ajudá-lo a:
- Verificar o estado de saúde dos motoristas e outras pessoas vinculadas ao trabalho.
- Identificar rapidamente as falhas e gerar seus tickets corretivos correspondentes.
- Detectar uma inspeção fraudulenta, em que o responsável, ao realizá-la, não estava próximo ao veículo, por exemplo.
Assim, você pode ter o controle total de sua frota.
Entre em contato com um dos nossos especialistas para acessar uma demonstração gratuita e receber uma proposta na medida das necessidades da sua frota.