4 chaves para o software de gestão de frotas de entrega

4 chaves para o software de gestão de frotas de entrega

Neste post, analisaremos os problemas enfrentados pelas frotas de delivery para atender as demandas e ser eficientes ao mesmo tempo, e explicaremos 4 chaves para o software de gestão de frotas de entrega.

Não diremos nada de novo se afirmarmos que o comércio eletrônico cresceu mais do que qualquer outra indústria no Brasil nos últimos anos:
  • O Brasil ocupa o primeiro lugar em vendas pela Internet na América Latina.
  • O comércio eletrônico gerou receita de US$ 49,173 bilhões no Brasil.
  • Algum dos websites mais populares no Brasil são são Amazon Brasil, Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre..

O comércio eletrônico é uma indústria muito dinâmica. No entanto, esse crescimento quase exponencial deve ser sustentado por um mecanismo de entrega de produtos eficiente e bem organizado.

Muitos usuários depositam sua expectativa na entrega do produto e veem sua experiência frustrada (expressa fortemente nas redes) se o pacote não chegar no prazo. Nesse sentido, os gestores de frotas têm um grande desafio na execução da operação logística para garantir as entregas.

Desafios adicionais

No último ano, quase todas as frotas sentiram os efeitos de:

  • Escassez na cadeia de suprimentos.
  • Aumento do preço do combustível.

Assim, para compensar seus altos gastos, muitas frotas optaram também por aumentar seus preços. Porém, para alguns que se dedicam a fazer entregas, nem sempre isso é possível.

A boa notícia é que existem estratégias para enfrentar a tempestade e se adaptar às oscilações imprevistas do mercado. Basicamente, em vez de aumentar sua receita aumentando os preços, eles podem reduzir seus gastos operacionais de várias maneiras.

Explicaremos, a seguir, 4 estratégias que as frotas de entrega podem usar para conter o aumento de custos.

  1. Priorizar a manutenção preventiva

As frotas de entrega devem ser organizadas na gestão da manutenção preventiva. Isso ajudará a reduzir o tempo de inatividade e incorrer em custos de reparo imprevistos.

Uma das melhores maneiras de as frotas serem eficazes em sua manutenção preventiva é criando cronogramas de manutenção. Para isso, um software de gestão de frotas é muito útil.

  1. Controlar o consumo de combustível

Você pode não conseguir prever a flutuação dos preços dos combustíveis, mas pode prever os gastos e o consumo de um veículo. Ao ficar de olho neles, as frotas podem detectar anomalias que fazem com que sua eficiência operacional não seja boa.

Assim, os gestores podem usar dados irregulares e atípicos para identificar possíveis problemas e intervir se necessário. Hoje, as plataformas de gestão de frotas contam com módulos especiais para gerenciar consumos e gastos e evitar as tão temidas fraudes.

  1. Virar data-driven

Saber quando manter um veículo e quando descartá-lo é importante para qualquer frota de entrega. Mas o desafio é tomar decisões com base na leitura dos dados (por exemplo, uso anual estimado, eficiência de combustível, gastos com serviços públicos, etc.).

Muitas empresas não possuem essas informações consolidadas em uma única fonte. No entanto, os dados falam por si. Ter essa ferramenta acaba sendo um diferencial competitivo.

  1. Automatizar tarefas

Tempo é dinheiro. Muitas empresas de frotas de entrega continuam perdendo muito tempo valioso carregando dados em uma planilha.

Com o software de gestão de frotas, a coleta de dados é enormemente simplificada. Os formulários podem ser preenchidos em menos tempo e o trabalho de transferência de informações de um documento em papel para uma planilha é totalmente eliminado.

 

No final do dia, muitas das decisões são baseadas no custo. Nesse sentido, as frotas de entregas têm uma grande janela de oportunidade para aproveitar o uso de sistemas de gestão de frotas como elemento que torna a operação mais eficiente e menos onerosa.

Solicite uma demo grátis

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp