Apresentamos para você 3 passos para controlar a frota através de uma plataforma de manutenção e melhorar a produtividade das frotas
Para todo gestor, ter o domínio sobre sua frota de veículos é algo estratégico já que disso depende, em grande medida, o sucesso do negócio.
Assim, no México, muitas frotas ainda continuam sendo gerenciadas através de um cadastro de todos os abastecimentos em arquivos e planilhas de cálculo. Ali tem todas as informações sobre as frotas, os veículos, sua manutenção e gestão.
Existe um grande problema com esse sistema. É uma opção complicada para o controle de frotas já que não permite conhecer de forma fiável:
- a manutenção dos veículos (tanto preventiva quanto corretiva).
- a documentação pertinente de cada componente e suas datas de vencimento.
- se o veículo tem multas e se seu licenciamento está em risco (ou o de quem dirige o carro)
Integrar elementos para uma melhor gestão de frotas
A melhor forma de minimizar custos e aumentar a produtividade é saber como controlar a frota de veículos e torná-la mais eficiente.
A seguir, listamos alguns passos básicos para implementar essa manutenção e controle da frota de veículos.
-
Avaliação das informações relacionadas com a frota
O primeiro a ser feito na hora de controlar a frota é determinar as informações básicas dos ativos com que contamos. Deve ser realizado um levantamento dos elementos a seguir:
- Tamanho da frota
- Rotina logística
- Fornecedores e parceiros
- Ecossistema da indústria
Também é necessário coletar todas as informações relacionadas com os custos operacionais dos veículos. Entre eles, estão:
- Aquisição de veículos novos e seu financiamento
- Combustível
- Pedágios
- Manutenção de veículos
- Multas
- Documentação devida para circular
-
Incorporação de ferramentas tecnológicas
Em muitas companhias de veículos se tende a pensar que é possível realizar todas essas tarefas mediante anotações em papel ou folhas de cálculo como Excel. Mas, o certo é que essa não é a melhor forma de controlar sua frota de veículos.
O gestor precisa de dados específicos, atualizações em tempo real e análises aprofundadas para tomar as melhores decisões.
Nesse contexto, uma plataforma de manutenção e gestão de frotas ajuda a:
- planejar as rotas para otimizar custos.
- verificar a amortização de cada veículo.
- reduzir a necessidade de consertos (graças ao módulo preventivo).
- controlar os gastos em combustível (e evitar possíveis fraudes).
- conhecer a localização dos veículos em tempo real.
É claro que algo que a tecnologia ainda não pode fazer é interpretar os dados e informações para tomar melhores decisões. Por isso, os dados serão o melhor aliado do gestor de frotas, porque permitem que a tomada de decisões seja mais preditiva e menos intuitiva.
-
Acompanhamento e controle
Então, como comentamos, determinar os indicadores mais relevantes para o setor e fazer um acompanhamento periódico dos resultados faz parte da tarefa do gestor de frotas.
Assim, quanto mais complicados viram os processos, mais necessário é implementar ferramentas e estratégias de acompanhamento. Isto inclui, evidentemente, saber como controlar a frota de veículos.
Caso o gestor não conte com as ferramentas que permitam realizar o controle adequado, ele corre o risco de:
- Esquecer datas de pagamentos importantes, como seguros, impostos, etc.
- Descumprir o cronograma de manutenção da frota, o que aumenta a possibilidade de acidentes
- Colocar em perigo funcionários e terceiros
- Aumentar os atrasos e prejudicar a experiência do cliente
3 passos para controlar a frota
Desse modo, a incorporação de tecnologia surge no trabalho do gestor de frotas como uma necessidade imperiosa de ter o controle daquilo que acontece na sua frota e, por conseguinte, no seu negócio. No final das contas, se trata disso, de contar com um aliado estratégico para realizar melhor o seu trabalho e aumentar a produtividade da frota.