Até alguns anos atrás, um gestor de frotas tinha as mesmas preocupações que tem hoje: Como posso melhorar a produtividade dos veículos? Como controlo os condutores? Como posso descobrir fraudes no abastecimento de combustível ou roubos na minha frota?
Ainda que todas essas perguntas ainda persistam, o gestor conta com ferramentas muito mais eficazes para planejar melhor, analisar ou reduzir esses problemas.
Nesse sentido, a telemetria vira uma aliada fundamental para poder responder a todas essas perguntas. Esse sistema de monitoramento, amplamente utilizado para o controle de frotas e o vehicle tracking, é uma tecnologia sem fio para enviar e receber dados com a finalidade de checar de maneira remota os estados de certos veículos. Funciona mediante um dispositivo conectado à unidade que envia informação para um servidor. Isso tudo é em tempo real.
Assim, a telemetria surge como uma tecnologia que fornece soluções concretas para a gestão de frotas. Vejamos alguns exemplos de funções dos sistemas de telemetria que fornecem informação valiosa acerca do funcionamento de uma frota de veículos.
Monitora Os Trajetos E Recebe Informação Sobre Anomalias
Um dos usos mais populares da telemetria, talvez o mais estendido, é a possibilidade de monitorar os trajetos dos veículos e, entre outras conclusões, determinar as razões pelas quais um veículo esteve parado.
Por que o veículo da minha frota abandonou seu trajeto definido? Por que demorou mais do previsto em chegar no destino? Por que ficou parado? Foi pelo tráfego? Pelos controles na estrada? Demorou demais nas instalações dos clientes?
Faz uns anos essas respostas dependiam excessivamente da honestidade do condutor. Hoje, a tecnologia determina de antemão os motivos pelos quais houve uma anomalia no trajeto, e entrega um relatório ao gestor de frotas para que possa revisar antes de conversar com o condutor.
As plataformas de gestão de transporte de frotas e vehicle tracking permitem integrar os dados entregues pelos sistemas de telemetria para que você possa contar em tempo real com informação precisa e analisada sobre o estado dos veículos.
“A telemetria é uma tecnologia sem fio para enviar e receber dados com a finalidade de checar de maneira remota os estados de certas unidades, um sistema de monitoramento amplamente utilizado para o controle de veículos”.
Controla A Segurança Do Condutor E Do Veículo
Como gestor de frotas, outro desafio importante que você terá é o de controlar aspectos relacionados com a segurança, tanto dos condutores quanto dos veículos. Os sistemas de telemetria são extremamente importantes para a redução de riscos que provocam infrações e acidentes.
Como opera a telemetria nesses casos? O uso mais generalizado acontece quando o condutor dirige acima da velocidade permitida. Nesses momentos, o sistema emite um alerta para a equipe de monitoramento. Também podem registrar outros eventos importantes como freadas bruscas ou oscilações estranhas durante a condução. As plataformas de gestão de frota recebem essa informação, processam esses dados e, de acordo com os parâmetros estabelecidos, informam ou transmitem as infrações ao gestor de frota periodicamente.
Recebe alertas sobre roubo de cargas
Infelizmente, um dos problemas com os quais os gestores de frotas da região têm que lidar é com o roubo de cargas de seu transporte, que pode ir do roubo completo do veículo até pequenos movimentos no volume de sua carga.
O sistema de telemetria permite informar esses problemas. Como já foi mencionado, será útil para saber em que momento o veículo desviou de seu trajeto definido, o que pode representar um possível roubo.
Ora, o que acontece quando a mercadoria de um caminhão é roubada? Nesses casos, a telemetria opera ao medir o peso da carga e controlar a abertura e fechamento de portas. Isto permite alertar cada vez que um evento inesperado ocorrer. E a integração com a plataforma registra todas essas anomalias que mantêm você informado a todo tempo para que possa tomar ação o mais rápido possível caso seja necessário.
Evita a fraude no abastecimento de combustível
https://youtu.be/GktRHE2Re5Y
Em outros posts já comentamos uma das fraudes mais frequentes às quais o gestor de frotas deve estar atento: o roubo de combustível.
Esta é uma fraude que tem um impacto direto no esquema de custos das frotas de veículos. Por isso, os sistemas de telemetria avançada podem medir o volume do tanque de combustível e contrastá-lo com outras variáveis como o desempenho esperado por quilômetro. Isto permite conhecer se houve uma queda brusca no combustível no tanque ou se houve alguma anomalia quando o veículo parou no posto de gasolina. A plataforma depois administra esses dados de acordo com a ação que seja necessária.
Como podemos observar, a telemetria é uma aliada fundamental para o gestor de frotas. E as plataformas de gestão permitem integrar toda a informação necessária para poder tomar as melhores decisões. Convidamos você a conversar com um dos especialistas para saber como integrar sistema esta tecnologia e melhorar o desempenho da frota. Entra em contato conosco para obter uma demo gratuita aqui!
Solicite uma demo grátis