Existem certas dicas de segurança na gestão de frotas que é preciso levar em consideração para resguardar tanto os condutores quanto os veículos.
Trata-se dos dois ativos principais com os quais um gestor de frotas conta. Por isso, preservar sua integridade não só é importante, mas também é literalmente vital para a operação.
Reduzir o número de acidentes, cuidar da segurança dos veículos e evitar roubos é fundamental em qualquer lugar. Convidamos você a continuar lendo para poder saber mais sobre ambas as questões.
A situação no Brasil
Só no Brasil, a cada ano morrem 35.000 pessoas por causas relacionadas com o trânsito. Além do mais, 300.000 sofrem lesões de diversos tipos.
Segundo alguns estudos locais, tanto o Brasil quanto os outros países da América Latina, com os maiores mercados de frotas (como Equador, Colombia e Peru) apresentam as piores condições viárias da região.
Em termos de roubo de automóveis:
- O Brasil lidera o continente com mais de 100 incidentes a cada 100.000 habitantes a cada ano (mais de 200.000 casos).
- Aproximadamente 50% são roubos sob ameaça de arma.
- Quase a metade dos roubos ocorrem no estado de São Paulo.
- Os veículos mais procurados incluem os modelos e sedans mais vendidos: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Gol, Volkswagen Voyage, Renault Logan e Toyota Corolla.
Prevenção de acidentes
No nível mundial, mais de 1 milhão de pessoas morrem por acidentes de trânsito a cada ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Este número poderia aumentar para 2 milhões até 2025 se não forem tomadas medidas para frear os riscos.
Os condutores têm a culpa em muitos desses casos. Entretanto, as péssimas condições das estradas influem na quantidade de incidentes e lesões na região.
Nesse contexto, muitas vezes aspectos próprios da prevenção de acidentes de trânsito recaem diretamente sobre as empresas de transporte e carga que operam frotas de veículos e que devem assumir essa responsabilidade.
Entre estas tarefas estão:
- Capacitação dos condutores.
- Implementação de tecnologia.
- Evitar horários que promovam a fadiga do condutor.
- Promover a importância de dirigir de forma consciente na estrada.
Roubos de carga
O objetivo principal dos criminosos costuma ser a carga do veículo. Por isso, os gestores de frotas devem tomar medidas preventivas:
- Uma opção habitual é tirar um seguro total da carga transportada e do veículo. Mas, cada vez mais responsáveis de frotas escolhem a tecnologia e o acompanhamento de veículos para reduzir os gastos com perdas.
- A tecnologia GPS (Global Positioning System, em português Sistema de Posicionamento Global), serve para rastrear a localização e realizar um acompanhamento em tempo real (Vehicle Tracking).
- Os sistemas de telemetria permitem advertir sobre problemas de roubo de carga ou saber em que momento o veículo desviou de seu trajeto definido, o que pode representar um possível roubo.
- O software de gestão de frotas permite isso e muito mais. Cruza todas essas variáveis e permite identificar novos indicadores-chave. Informa detalhadamente a localização dos veículos, seu estado, atualizações dos hodômetros, informação das distâncias percorridas e diagnósticos de problemas, entre outros dados relevantes, da plataforma na nuvem. Assim, ele se transforma em um valioso aliado para aumentar a segurança, prevenir e minimizar riscos.
Dicas de segurança na gestão de frotas
Com uma plataforma de gestão de frotas é possível ter um maior controle de todos os veículos para evitar acidentes e reduzir o risco de roubos de carga e desvios de trajeto. Tudo é mais fácil quando os dados da frota estão organizados e são fáceis de acessar. Convidamos você a realizar sua comprovação para saber mais sobre como otimizar as operações de sua frota de veículos!