O problema se repete em vários países e os dados o comprovam. De acordo com o relatório anual da Organização Mundial do Transporte Rodoviário (IRU por suas siglas em inglês), publicado em junho passado, mais de 2,6 milhões de vagas de motorista de caminhão ficaram sem preencher em 2021 nos 19 países pesquisados e eles anteciparam que a escassez dispararia em 2022.
As áreas mais afetadas, onde mais de 15% das vagas ficaram sem preencher, foram Turquia, Rússia, Uzbequistão e Ucrânia. Enquanto entre os menos afetados estão a Argentina e o México, onde, de qualquer forma, as vagas disponíveis atingiram mais de 8%.
A organização define a escassez de motoristas como um “problema global crônico e grave” que atualmente é um dos principais problemas enfrentados pelo transporte de cargas em todo o mundo e que reduz a capacidade de crescimento das empresas. Aponta-se que o impacto da escassez de motoristas está afetando o transporte de passageiros e a logística nas cadeias de suprimentos globais. Além disso, seus efeitos secundários estão se espalhando rapidamente e afetando mais negócios. Esse problema também gerou escassez de produtos, aumento dos preços das mercadorias e dos fretes e prazos de entrega mais longos, alterando o funcionamento da economia e gerando distorções.
Motivos da escassez
Os motivos para ter chegado a este estado de coisas são vários. O setor não é atraente pelas condições de contratação que oferece, os jovens não querem entrar num caminhão para passar muitos dias fora de casa, arriscam a vida no dia-a-dia e os salários não são condizentes. A idade média dos motoristas de caminhão profissionais em todo o mundo é de quase cinquenta anos, e a muito pouca rotatividade geracional pode se tornar uma bomba-relógio.
A IRU alertou que o problema da substituição e a falta de inserção de jovens condutores são crônicos há muito tempo. No ano passado, a porcentagem de motoristas com menos de vinte e cinco anos era inferior a 7% em todos os lugares. Apenas o México (19%) e a China (17%) diferiram. São enumeradas entre as razões destes números alarmantes o envelhecimento da população, a idade mínima legal exigida para esta profissão, que em alguns países é de 21 anos mas em outros até 26, e acrescentam que a pandemia também teve um impacto negativo. Eles alertam que, se não forem tomadas medidas para reverter o problema, ele continuará aumentando devido à alta proporção de motoristas mais velhos que se aproximam da aposentadoria.
Também não podemos esquecer a questão de gênero: menos de 3% dos caminhoneiros no mundo são mulheres, exceto na China, onde chegam a 5%, e nos Estados Unidos, onde o percentual sobe para 8%.
Recomendações
O relatório da IRU afirma que os aumentos salariais tentados pela maioria das empresas na Europa e nos Estados Unidos não conseguiram resolver o problema. Levando em consideração esses dados, o foco principal deve ser cuidar dos funcionários e otimizar os ativos existentes. Para isso, um software de gestão de frotas como a VEC Fleet pode ser uma ferramenta valiosa.
- Tomar medidas para reter os funcionários: pressupõe criar um bom ambiente de trabalho que inclua planos de incentivo e reconhecimento e trabalhar a escuta ativa. Além de ajudar a reter os talentos atuais, isso traz como efeito colateral que os funcionários falem positivamente sobre a empresa em que trabalham e esse é o melhor tipo de recrutamento.
- Profissionalização e escalabilidade no trabalho: a VEC Fleet dá apoio aos motoristas permitindo a profissionalização da sua tarefa e, ao mesmo tempo, os gestores de frota podem dar visibilidade ao seu trabalho. Assim, conseguem melhorar seu desempenho no trabalho, agregar valor dentro das suas empresas e, em muitos casos, ascender a cargos mais elevados.
Gerenciar da melhor forma possível: o objetivo é aumentar a produtividade da frota com os recursos que você já possui. A VEC Fleet pode gerar planos de manutenção preventiva para aumentar a disponibilidade de sua frota, melhorar a logística dos veículos, evitar os tempos ociosos dos veículos e antecipar danos que as unidades podem sofrer. Outro exemplo é o nosso módulo de checklist especialmente desenvolvido para a prevenção da COVID, que é aplicado tanto a veículos quanto a pessoas. O objetivo é garantir não só que os veículos estejam em condições de pegar a estrada mas também que o motorista tenha as condições de trabalho necessárias para poder realizar sua tarefa da melhor forma.