Ao automatizar a manutenção veicular implementando uma plataforma de administração, inúmeros benefícios são obtidos na manutenção das frotas.
Cuidar das finanças é uma preocupação constante de todo chefe de frotas. Nesse caso, baixar os custos provocados pela falta de manutenção veicular, deve ser uma prioridade. Isso vai ajudar bastante, a reduzir a possibilidade de acidentes. Um assunto muito delicado nesta parte do mundo. Lembrando que a América latina é uma região com alto índice de sinistros.
No México, especificamente, as estatísticas apontam que houveram 362.568 acidentes de trânsito em áreas urbanas e suburbanas, segundo dados de 2019, publicados pelo Instituto Nacional de Estadística, Geografía e Informática (INEGI).
Quando se trabalha de forma preventiva, pode-se alcançar até um 25 por cento de diminuição de corretivos; sendo assim, a manutenção das frotas alcança melhores resultados. Vamos revisar algumas chaves de manutenção veicular para melhorar o uso dos recursos.
Informação vital para a manutenção de frotas.
Para ter uma frota em condições, não é necessário contar apenas com a informação-chave de cada unidade. Como também é importante poder dispor dela com facilidade. Conhecer qual é a vida útil dos veículos, seu nível de consumo de combustível, se a documentação do veículo e de seu motorista estão em ordem, são alguns dos exemplos de dados vitais.
Vale ressaltar a importância da informação sobre os caminhos transitados pela frota. As estatísticas do INEGI demonstram que o risco de acidentes aumenta em algumas áreas. Seu último relatório, indicou que em Jalisco, Chihuahua, Sinaloa, Michoacán, Cidade do México, Nuevo León, Guanajuato e Sonora se concentram 48,5% das mortes por acidentes de trânsito registrados em 2019.
Os dados apontam que as frotas que transitam por essas áreas devem ser as mais cuidadosas na manutenção veicular. Aquelas unidades que são revisadas de forma preventiva, têm menos possibilidades de ser a causa de um sinistro.
“Uma plataforma permite centralizar o acesso à informação, e programar a manutenção veicular de maneira preventiva”
Planeje a manutenção veicular
Uma plataforma permite centralizar o acesso à informação em um só lugar. Ao implementá-la para controlar a frota, se obtém várias, uma das quais é programar a manutenção veicular de forma preventiva. Além do fato que as unidades não aparentam estar danificadas, pois devem passar pela oficina com regularidade. O software automatiza a manutenção das frotas preventivamente, sendo assim, reduz a manutenção corretiva, economizando os custos.
Organizar a manutenção é muito mais simples com um software de administração de frotas. Com um programa de manutenção preventivo adequado, consegue-se a desejada antecipação das incidentes que cedo ou tarde surgiriam nas unidades.
Tipos de manutenção preventiva para veículos da frota.
Existem aspectos básicos do estado geral dos veículos que devem ser verificados. Alguns exemplos são: os níveis de água e óleo, luzes, freios, sistema de partida, desgaste e pressão dos pneus, e a lubrificação e higienização dos diferentes componentes.
Uma plataforma serve para automatizar a programação destes e outros itens a verificar com frequência. Também permite monitorar outras questões que formam parte da vigilância diária de uma frota. Para isso, é importante contar com os motoristas como aliados, para identificar problemas, que se não são tratados a tempo, podem se agravar.
Uma inspeção diária antes de pegar estrada, ajuda a verificar que o veículo esteja em condições adequadas. Simplesmente verificando a leitura do odômetro, o estado do seu interior ou quaisquer dos exemplos mencionados acima, os funcionários podem contribuir para o bom cuidado da unidade.
Com a implementação de uma plataforma de controle de frota, ao invés de fazer uma planilha manual, o motorista completa um formulário de qualquer telefone ou dispositivo conectado. Ao digitalizar a inspeção, economiza tempo e possíveis erros serão evitados