A evolução do líder de frota junto com a tecnologia

Há alguns anos, o papel do gestor de frotas era baseado na gestão de ativos. O avanço das normativas e o desenvolvimento de novas tecnologias, como o software de frota e a capacidade de integrar sistemas em toda a empresa, tiveram um grande impacto na formação de seu papel atual. Sua função tornou-se mais exigente, estratégica e abrangente: agora sua gestão deve incluir aspectos financeiros, analíticos, comerciais e administrativos.

Avanços tecnológicos

Como em muitas outras áreas, os avanços tecnológicos revolucionaram a forma como as empresas operam, monitoram e controlam os veículos que compõem suas frotas. A telemática, por exemplo, permite saber exatamente onde cada veículo está. No caso de recebimento de multa, com esses dados pode ser feita uma dupla checagem para verificar se o veículo estava no local da multa no momento da infração. 

O desenvolvimento tecnológico obrigou os gestores de frotas a se reinventarem e exige que eles se mantenham atualizados. Hoje, devem estar atentos às tendências das ferramentas e, sobretudo, dos softwares disponíveis que lhes permitem tornar mais prática a execução diária das suas múltiplas tarefas.

Graças às ferramentas digitais, é possível obter informações precisas sobre uma infinidade de fatores e gerenciá-los de forma centralizada: abastecimentos de combustível e possíveis desvios, históricos e alertas de manutenção, comunicação com as oficinas que vão da solicitação de orçamento até a conclusão do serviço, alertas para a necessidade de atualização da documentação do veículo para evitar multas por descumprimento, entre muitos outros. 

Os avanços estão voltados para a centralização das informações da frota a fim de automatizar processos e tomar decisões que aumentem a eficiência e a produtividade da área e, portanto, do negócio.

Importância dos custos 

O gerenciamento eficaz de custos é importante para qualquer negócio. No caso dos gestores de frotas, não basta analisar apenas o custo do veículo. Sua análise precisa incluir outras variáveis para explorar maneiras de economizar combustível ou custos de manutenção. Mais uma vez, os relatórios obtidos com base no uso dos sistemas produzirão dados úteis que podem ser analisados posteriormente com o diretor financeiro. 

Responsabilidade legal 

A tecnologia também é uma aliada para ajudar o gestor de frotas a controlar o cumprimento das normas. Existem softwares que permitem gerenciar toda a documentação das unidades, não só a dos veículos – como a inspeção técnica veicular obrigatória ou a apólice de seguro – mas também a dos condutores, ou seja, a carteira de motorista. Para evitar multas por documentação vencida, o sistema informa e avisa quando essa documentação deve ser renovada. Não basta, porém, ter a documentação em dia, muitas vezes é responsabilidade da empresa garantir o cumprimento das normas para motoristas profissionais. Estas incluem horas de condução, manutenção do veículo, etc. 

Com a ampliação de seu papel e responsabilidades, os gestores de frota contam com a VEC Fleet como aliada para enfrentar essas mudanças e avançar em sua evolução. O software da VEC Fleet fornece suporte personalizado durante todo o processo de implementação, centraliza as informações de todos os fornecedores de frotas e realiza o cruzamento dos dados para gerar novos indicadores-chave de gerenciamento para uma tomada de decisão inteligente. As integrações permitem a automação de tarefas manuais, processos e alertas, reduzindo tempos de execução e melhorando o controle da operação.

Solicite uma demo grátis

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp