Frota segura e comunicada

Frota segura e comunicada

Para fortalecer a disponibilidade e o desempenho das unidades com a finalidade de obter como resultado uma frota segura e comunicada, é essencial ter uma plataforma que permita melhorar o fluxo de dados, centralizando as informações em um único lugar.

As frotas mexicanas têm um problema habitual para cumprir com os prazos da manutenção preventiva que é a falta de comunicação adequada sobre as tarefas a serem realizadas e os tempos necessários para cada tarefa.

Nesse sentido, vale destacar o valor da tecnologia. Com uma plataforma de gestão, os gestores podem receber alertas, lembretes e contar com uma forma eficaz de comunicação para evitar atrasos egerar economia com o pagamento de multas no prazo devido.

Planifique, programe, comunique

Cumprir os prazos das manutenções preventivas costuma ser uma dor de cabeça. É preciso trabalhar metodicamente, o que inclui:

  • Planejamento a longo prazo
  • Programação no devido tempo
  • Comunicação entre as partes

Para melhorar o cumprimento da manutenção preventiva e garantir que os ativos estejam em condições seguras e confiáveis, é fundamental desenvolver um fluxo de trabalho produtivo.

Se a sua frota, para compartilhar e armazenar informações, ainda usa processos manuais, várias pastas online para mais de um usuário, tabelas do Excel desatualizadas e mensagens perdidas entre seus interlocutores, então a primeira coisa que você deve fazer é procurar uma alternativa superadora que permita simplificar a classificação de tarefas tais como:

  • Ordens de reparo
  • Ordens de manutenção preventiva
  • Itens de inspeção com falha
  • Serviços atrasados

Esta organização irá ajudá-lo a obter uma visão mais clara do estado da frota e é o primeiro passo para estabelecer uma base sólida e melhorar seu fluxo de trabalho. O segundo passo é buscar uma forma mais eficiente de programar a manutenção e melhorar a comunicação com a oficina para tornar os processos menos complexos.

Então , por que usar um software como o da VEC Fleet para gerenciar sua frota? A resposta é muito simples: Ele agiliza os processos, automatiza a coleta e a classificação de dados para simplificar os programas de manutenção preventiva e reduzir os custos com manutenção corretiva, além de melhorar a comunicação para garantir que cada veículo receba o serviço necessário no devido tempo, enquanto são obtidas informações estratégicas baseadas em dados.

 

A plataforma automatiza tarefas e cumpre os cronogramas

A automação facilita que as frotas cumpram os cronogramas de manutenção preventiva:

  • Quando a data indicada para um veículo se aproxima, a plataforma envia um alerta de vencimento para agendar o serviço com antecedência. Assim, você pode reduzir significativamente seu tempo ocioso.
  • Ao ter uma maior visibilidade em tempo real do estado da frota, você poderá melhorar a programação do serviço de manutenção preventiva.

No entanto, ainda há uma questão a ser resolvida: otimizar a comunicação com a oficina. Aqui entra em jogo o valor das ordens de serviço digitais, mas em que elas consistem? Estas ordens permitem aos gestores atribuírem tarefas às oficinas e, a partir da aplicação, ver o detalhe de cada serviço realizado e ver os orçamentos online (o que permite também cancelar ou aprovar uma tarefa), melhorando a visibilidade e a comunicação entre as partes.

Assim, é criado um histórico de atendimento de cada unidade e, caso o veículo tenha algum problema recorrente, você poderá facilmente verificar se é devido ao não cumprimento das recomendações do serviço técnico.

O valor dos lembretes

Graças à plataforma, os gestores recebem lembretes de serviço, uma ajuda vital para se manter atualizado sobre o cumprimento da manutenção preventiva (PM).

Estes avisos podem ser configurados para serem recebidos apenas pelas pessoas que devem vê-los, sejam eles administradores, gestores, motoristas ou pessoal do serviço técnico a quem a ordem de serviço é atribuída.

Ao utilizar esses lembretes, será facilitada a programação e melhorará a comunicação entre as partes, ou seja, todas as pessoas que precisam saber onde um veículo está, o motivo, o que estão fazendo com ele e quando estará pronto para retirada, simplesmente tem que entrar na plataforma para acessar esta informação.

Ao tornar a informação mais visível, acessível e transparente, e ao melhorar os métodos de comunicação, os gestores de frotas podem programar melhor os serviços de manutenção preventiva para aumentar o tempo de atividade e a disponibilidade de cada veículo. Os dados são coletados e organizados automaticamente, e também podem ser criados relatórios para analisar o estado da frota com mais detalhes.

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